Monday, August 04, 2008

Regras Tradicionais Portuguesas do Póquer de Dados.

Graças a um Périplo de Sublevação (já não chegava o Vamosokintressa e o G.R.C.A.L.V.S), reaprendi a jogar póquer de dados, e como sou um tipo porreiro apeteceu-me partilhar com universo...
É que o Google não tinha (passa a ter) e já ninguém se lembrava como se jogava, havia umas luzes, umas memórias, umas pontuações perdidas... até que, no dito périplo, eu tinha os dados e o Silveira as tabelas. E foi esta coincidência que nos permitiu mudar o mundo.
Para todos vós, aqui ficam as Regras Tradicionais Portuguesas do Póquer de Dados.

Regras do Póquer de Dados (mais ou menos) do Eristoff

Cada jogador tem 3 jogadas com os 5 dados, podendo reter o número de dados que quiser para tentar fazer as melhores combinações possíveis nas jogadas seguintes. E /ou jogar todos novamente.
O jogo de póquer de dados é feito com recurso á seguinte tabela de pontuações, cada jogador deverá ter uma:













Conceitos:
  • Cada figura vale por 2, isto é, se estivermos a jogar para Ases e saírem 2 Ases = total de 4 Ases.
  • Cada nove (também chamado de pilo) vale 1 ponto do que se quiser, exemplo: Se estivermos a jogar para Ases e saírem 2 Ases e 1 nove = total de 5 Ases.
  • Nas Sequências existem as mínimas (com um valor de 15 pontos) e máximas (com um valor de 30 pontos), estes valores dobram caso as mesmas sejam tiradas de mão (numa jogada só).
  • A sequência Máxima tem a seguinte configuração: A,R,D,V,10
  • A sequência Mínima tem a seguinte configuração: R,D,V,10,9
  • Caso saiam 5 pilos esta jogada tem um valor de 30, este valor pode ser inscrito numa quadrícula de Ases (A), Reis (R), Damas (D), Valetes (V) ou Dez (X). Se saírem 5 pilos de mão, o valor dobra (60).
  • 5 Figuras iguais valem sempre 20 (em vez de 10), quando esta configuração sai de mão o valor dobra, logo= 40 pontos.
  • O Fullen é uma combinação de 3+2 figuras iguais, por exemplo 2 Reis e 3 Damas, ou 2 Dez e 3 Valetes, 5 figuras iguais também podem ser consideradas um Fullen.
  • “Jogar para Ases” significa que estamos a tentar completar a linha dos Ases.
  • “Jogar para Reis” significa que estamos a tentar completar a linha dos Reis.
  • Etc…
  • Nestas regras a Dama vale mais que o Valete.
  • Qualquer combinação que saia de mão, dobra o valor.
Desenrolar do jogo:

Para abrir o jogo a Ases (A), Reis (R), Damas (D), Valetes (V) e Dez (X), é necessário obter um valor mínimo de 7.
Nas duas colunas seguintes o valor mínimo é 6, e nas duas últimas colunas o valor mínimo é 8.

Quando um jogador preenche uma linha, nem ele nem os outros jogadores podem jogar mais para essa linha, exemplo:
  • O jogador Eristoff fechou Ases, já ninguém pode jogar para Ases.
Se um jogador tiver fechado uma linha sem que outro(s) a tenha(m) aberto, o jogador que fechou a linha e/ou os outros que a abriram, no total, marcam o dobro (ver registar os totais).

Nas 3 jogadas de cada jogador, pode-se jogar sempre para a mesma figura, ou outras, exemplo:
  • O jogador Eristoff tira na 1ª jogada (de mão): D, D, D, D, D (20 Damas, como foi de mão = 40 pontos)
  • Na 2ª jogada tira: R, R, R, V, R (4 Reis = 8 pontos para Reis)
  • Na 3ª jogada tira: R, D, D, D, V (3 Damas = 6 pontos ), como já abriu Damas, pode registar na quadrícula seguinte.


  • Se o jogador Eristoff estiver a jogar para Damas (na primeira coluna de 6 pontos) e tirar 3, pode marcar essas e levantar todos os dados, se na jogada seguinte tirar outras 3 e ainda estiver a/quiser jogar para Damas, não soma, marca na quadrícula seguinte (ver Variante 2 para a Soma das Figuras).
  • 1ª Jogada: D, D, V, R, D = 6 pontos
  • 2ª Jogada (lança todos os dados): D, D, 9, 9, V = 6 pontos



Registar os totais:

  • Figuras
Quando se completa uma linha somam-se os pontos e multiplicam-se pelos valores das figuras

Exemplo para Ases:

(7+8+9+8+9) x 6 = 246 pontos

Exemplo para Damas:

(8+6+6+20+8) x 4 = 192 pontos

Não esquecer que se um jogador fechar uma linha sem que outro(s) a tenham aberto esta pontuação dobra, exemplo para Damas:

((8+6+6+20+8) x 4 ) x 2 = 384 pontos

  • Sequências, Fullens (e Poker)
Este totais apenas se somam, não se multiplicam, exemplo para Sequências:

(60+15+30+60+30)= 195 pontos

O jogo acaba quando faltar uma linha para fechar, o vencedor é o que tiver mais pontos.

Fim.

Variantes:
Existem algumas variações a estas regras, ou seja há mais maneiras de jogar este jogo.
  • Variante 1 - Combinação Póquer (poker)
Uma delas consiste na combinação poker, isto é, caso saiam 4 figuras iguais (V, V, V, D, V) temos um poker. Esta combinação só pontua se for de mão! Cada poker vale 100 pontos.
O poker vale 200 pontos quando tem a configuração de um Poker Real: 4 ases e 1 Rei.
Para registar o Poker temos que adicionar mais uma linha no final da tabela de pontuações, passando a mesma a ter esta configuração:


A linha Poker não é necessário fechar para concluir o jogo.

  • Variante 2Soma das Figuras
Existe outra variante que consiste na soma das figuras, isto é, se obtivermos por exemplo:
  1. O jogador Eristoff tira na 1ª jogada D, D, D, D, 9, de acordo com este variante ao jogo, podemos continuar a jogar para Damas.
  2. Se na segunda jogada sair D, X, R, R, 9, temos já um total de 12 Damas.
  3. A seguir guarda a dama e o pilo, e joga os outros três dados. Saiu D, R, D, V, 9, totaliza assim 14 pontos para Damas, e regista na mesma quadrícula:


-- Não imprima estas instruções aprenda a jogar e passe o conhecimento, poupe papel! --

74 Comments:

Blogger Luís Barroso said...

Boas Noites,

Joguei muitas vezes este jogo e é viciante.

Só que eu jogava com dois tipos de sequência, a máxima - A,R,V,D,10 - e a miníma - R,V,D,10,9.

De resto era tudo igual.

Cumprimentos

Thursday, August 28, 2008 11:24:00 PM  
Blogger Eris said...

Luis, tens toda a razão apesar de eu mencionar que existem dois tipos de sequência:
Mínima - 15 pontos
Máxima - 30 pontos

Não referi a configuração das sequências como apontaste:
Máxima - A,R,D,V,10
Mínima - R,D,V,10,9

Nestas regras a Dama vale mais do que o Valete (também me tinha esquecido de dizer isto).

Os valores dobram quando as sequências saem de mão:
Mínima - 30 pontos
Máxima - 60 pontos


Vou corrigir o texto.

Obrigado! :)

Friday, September 05, 2008 9:33:00 AM  
Blogger Luís Carlos said...

Meus caros,

Estou traduzindo um livro do espanhol e, lá pelas tantas, há um diálogo entre jogadores de pôquer de dados.

A tradução literal é incompreensível, pelo menos para quem não é jogador.

Eu preciso que alguém se disponha a ler o texto - umas vinte linhas -para ser tem nexo.

Muito obrigado,

Luís Carlos Cabral

Saturday, March 07, 2009 5:12:00 PM  
Blogger Ricardo said...

Bons dias.

Obrigado pelas regras (fartei-me de jogar quando era miúdo, e algumas regras já não eram claras para mim.

Um exemplo era que agora quando jogava, se tirasse na mesma mão 2 x damas como no exemplo marcava na mesma quadricula, etc. (e não apenas qualdo "voltasse" - Variante #2

É mesmo bom ter as regras confirmadas.

Na Variante dois, no entanto, tenho a (mais ou menos :) da a memória) a certeza de uma regra adicional. Se na próxima jogada não tirasse nem a figura nem um nove, então perdia os pontos. Essa regra é/era muito importante pois torna o "voltar", ter algum risco.

Aguém pode confirmar esta regra na variante #2?

Obrigado

Cumprimentos

Sunday, June 14, 2009 3:47:00 PM  
Blogger Eris said...

Luís Carlos,
Desde já peço desculpa pela enorme demora na resposta.
O póquer de dados espanhol é diferente deste aqui apresentado.

O ideal seria fazer uma voltinha de tascas algures em Castela antiga e aprender a jogar.

Não sendo isto possível, por favor envie-me o texto que farei o meu melhor (toff.eris @ gmail.com).

Monday, June 15, 2009 10:37:00 AM  
Blogger Eris said...

Ricardo,
Tenho que fazer uns jogos dessa maneira para ver se a coisa resulta.

Em todo caso, as regras não são "fechadas", pelo que tenho percebido existem nuances (e variantes) diferentes na maneira de jogar.

Mas normalmente o que é necessário, é recomeçar a jogar para que as pessoas se lembrem como jogavam.

Abraço!

Monday, June 15, 2009 10:42:00 AM  
Blogger Sérgio said...

Epá....Ha coisas incriveis.Joguei muito qd era miudo e ha já alguns (mts) anos que não jogava. Agora descobri um grupinho de colegas que se dedicam ao Poker de dados e desafiaram-me a jogar...Resultado: Fiquei viciado! Mas este post é realmente espectacular na medida em que clarifica as regras que mesmo não sendo fechadas têm de ter uma base. Parabés e obrigado :)

Wednesday, July 15, 2009 5:14:00 PM  
Blogger Eris said...

Eh pessoal, vão fazendo pausas para comer qualquer coisa... e beber claro!
:)

Abraços.

Monday, July 20, 2009 2:02:00 PM  
Blogger NAlex said...

Hello!

Há muito que havia esquecido o Póquer de Dados até que, hoje de manhã, me cruzei com a inconfundível caixa numa tabacaria da Praia da Vitória (Terceira).
Acto contínuo comprei-a para ver se os miúdos largam a PSP e afins; não sem antes confirmar, aqui no blog, as pontuações...
Já agora permitam-me uma modesta contribuição: quando conseguimos reunir 5 pilos temos uma "pilada", certo?!

Cumprimentos,

Nalex

Friday, August 07, 2009 3:39:00 AM  
Blogger Eris said...

LOL
É um termo de jogo certo? então pode ser!

Abraço

Friday, August 07, 2009 10:21:00 AM  
Blogger MyResources said...

Obrigado,
Tb eu fui grande aficionado do poker de dados, mas há muito que já não jogavam e algumas das regras já não estavam muito presentes. Foi bom, agora é que vai ser...

Só não fiquei com a certeza se o número no cimo das colunas é o valor mínimo que se deve obter para inscrever na tabela o valor, se alguém poder ajudar...

Obrigado,
Miguel

Sunday, September 13, 2009 1:25:00 AM  
Blogger Eris said...

Miguel, é exactamente isso, ou seja abre-se com um mínimo de 7. Nas duas colunas seguintes o mínimo é 6, e nas duas colunas finais o mínimo para pontuar é 8.

Abraço!

Monday, September 14, 2009 9:35:00 AM  
Blogger Unknown said...

vou rapidamente partilhar a minha historia. tenho 37 anos e quando tinha vinte aprendi a jogar este jogo com uma namorada. passados estes anos encontrei uns dados que me acompanham há muitos anos, só que nunca mais joguei.decidi, então hoje pesquisar sobre as regras e constatei que são precisamente as mesmas. uma nuance não jogava com a tabela dos 10. vou querer ensinar ao meus filhos quando crescerem. actualmente jogo poker de cartas.
obrigado por recordarem-me sobretudo as pontuações.

Monday, October 12, 2009 7:43:00 PM  
Blogger Eris said...

Muito obrigado pelo comentário.
Desejo muita diversão para toda a família! =)

Tuesday, October 13, 2009 11:17:00 AM  
Blogger Chico said...

Apenas uma questão, o que acontece quando conseguimos os 5 pilos, tenho ideia que podemos colocar 30 pontos em qualquer linha (e posteriormente multiplicados pelo respectivo valor dessa linha). E pelo que me lembro os valores são 15 para fullen (30 de mão) e nas sequências 20 (min.) e 40 (máx.) , a dobrar se for de mão, e tem lógica pois à mais probabilidade de fazer fullen que sequência.
De resto, muito bom este post. Ontem, Natal, não joguei devido as incertezas de pontuações, agora na passagem de ano não escapa.
Já agora Boas Festas.

Saturday, December 26, 2009 9:33:00 PM  
Blogger Eris said...

Olá Chico, em relação aos 5 "pilos", só entram nas linhas das figuras e dos "Dez".

Em relação às pontuações das sequências, mais uma vez, as pontuações não são fechadas.
E julgo que as pontuações que sugere Seq.Mínima(20/40) e Seq.Máxima(20/80) possam muito bem ser adoptadas.

Cumprimentos e boas festas!

Thursday, January 07, 2010 9:08:00 AM  
Blogger Julio Cesar Ferreira said...

Aprendi há muitos anos a jogar Poker. Mais precisamente Há cerca de 40, nas tabancas da Guiné, por entre morteiras do do M82 e umas bazucadas de Laurentina. Tenho uma vaga ideia que as sequências eram como diz.

Tuesday, February 23, 2010 12:11:00 AM  
Blogger Eris said...

No meio da loucura que foi(é?) a Guerra Colonial, lembrar as regras de um jogo facilmente se pode transformar no fio condutor da sanidade mental, e desta forma um acto de heroísmo.

Obrigado pelo comentário.

Thursday, February 25, 2010 12:08:00 AM  
Blogger Unknown said...

Encontrei um conjunto de dados comemorativos dos Xutos & Pontapés que têm mais de 10 anos e nunca os tinha usado. Tenho agora 37 anos e jogava com a minha irmã há uns 22/23 anos atrás... Eram noites infindáveis com a prática e descontração que nos permitia ver filmes em simultâneo, tal era o movimento e pensamento rotinado de sequências de 3 jogadas atrás dos ases, e dos reis, e etc. E$ pontuar tudo no fim. Contas que agora gostei muito de relembrar e que me parecem meias confusas, mas que na altura eram quase feitas de cabeça ao longo das jogadas!
Muito obrigado pelo post!
Acho que vou voltar a matar saudades à séria agora!

Saturday, April 17, 2010 3:01:00 AM  
Blogger Eris said...

Miguel é só recomeçar a jogar que quase automaticamente estas regras deixam de ser necessárias. A memória faz o resto... ;)
Muito obrigado pelo comentário, e boa diversão.

Wednesday, April 21, 2010 10:35:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Este post chegou em boa hora. Muito obrigado pela generosidade já que deve ter dado muito trabalho.
Também eu guardo os dados e a memória do prazer que tinha na minha infância jogando-os com a minha irmã mais velha. Também eu não me lembrava das regras e pontuações e desde a mudança de casa e que tenho companhia que tive vontade de voltar a jogar.
À medida que ia lendo o post ia-me lembrando de tudo.
Só uma dúvida: O post não explica o que é um fullen, pois não? Se eu bem me lembro, era uma das combinações: dois X+três pilos ou dois pilos+três X. Ou seria qualquer combinação dois iguais+três iguais? Alguém esclarece?

Mais uma vez, obrigado.
Nuno

Friday, April 23, 2010 5:59:00 PM  
Blogger Eris said...

Que grande falha minha! realmente não está lá explicado o que é um Fullen!

Um Fullen, da maneira que eu jogo é uma combinação com os 5 dados de 2 iguais + 3iguais, quaisquer, sejam figuras ou valores.
5 iguais podem ser considerados um Fullen também.
Vou corrigir o texto. :)
Muito obrigado!

Friday, April 23, 2010 11:20:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Isso mesmo. Pensando melhor, já me lembro que era assim que eu também jogava o Fullen.

Obrigado e boas jogadas!
Nuno

Monday, April 26, 2010 4:32:00 PM  
Blogger Eris said...

Post actualizado!
Obrigado pessoal!
=)

Monday, May 03, 2010 3:20:00 PM  
Blogger eu said...

Parabéns, muito útil. Andava á procura disto mesmo! Sabem que a venda destes dados foi proibida pela ASAE???

abraços e boas mãos de dados!

Saturday, May 29, 2010 1:06:00 PM  
Blogger eu said...

Estive aqui a ver as regras bem vistas e coincidem com o que jogo excepto num aspecto:

é dito que "Quando se completa uma linha somam-se os pontos e multiplicam-se pelos valores das figuras"
, eu costumo jogar assim:

nessa situação, se por exemlo eu fechar ases e o outro já tiver pontuado, o valor que se multiplica é o meu total de pontos de ASES menos os pontos de ASES que o adversário tiver.

Exemplo:
Fecho ases com 150.
O adversário tem 50 em ASES, mas eu entretanto fechei.
Aos meus 150 tenho que tirar os 50 do adversário e só depois multiplico pelo valor da linha de ASES. Ou seja fica 100 x 6 = 600
(valores apenas para exemplificar)

Corrijam-me se estiver enganado.

Abraço

Saturday, May 29, 2010 1:31:00 PM  
Blogger Eris said...

Olá eu (e não, não estou a falar comigo),
Tenho uma dúvida em relação a esse método de pontuação:

O que acontece à pontuação do outro jogador, continua com 50 pontos (total de 300)?

Julgo que se assim for até me parece bem pois a pontuação final ficará muito mais equilibrada.

Quanto à ASAE, já tinha ouvido falar desta parvoí... upss... proibição.
Nem sequer vale a pena comentar. ;)

Saturday, June 05, 2010 2:28:00 PM  
Blogger Avaniar said...

Olá, muitos parabéns pelo magnífico post. Estava mesmo a precisar de recordar as regras.
Costumava jogar com a família nas férias e era um espetáculo. Se bem que nós tinhamos, se bem me recordo uma forma diferente de jogar. Ora, só pontuava se fosse de mão, ou então guardávamos o que queríamos e só pontuava o que estivesse no final dos 3 lances e o jogo acabava quando fechassem todas as linhas. Acho que isto faz com que o jogo fique mais demorado, e por isso não convém com mais do que 4 pessoas, mas acaba por ser mais estratégico.
Já agora fiquei com uma dúvida. Se abrir uma linha mas não a fechar o que acontece? Continuo à mesma a pontuar pelo que tenho? Por acaso não conhecem nenhum jogo de PC em freeware de póquer de dados não? Já procurei por toda a parte e não encontro. Obrigado e uma vez mais parabéns.

Wednesday, June 09, 2010 10:54:00 AM  
Blogger Eris said...

Muito obrigado pelo comentário.

Conheço pessoas que jogam com o sistema de só pontuar de mão (ou guardando para o final dos 3 lances), contudo o jogo fica realmente bem mais demorado (o que pode ser complicado caso haja álcool à mistura! :D).

Em relação à dúvida (se abrir uma linha mas não a fechar, continuo a pontuar), nas regras que sugiro: sim.
Isto é, pontua-se com o que se "ficou", não sendo possível jogar mais para essa linha (porque já alguém a fechou).
Julgo que este método também tem "o seu quê" de estratégia, uma vez que convém que não exista grande disparidade de pontos entre quem fechou a linha, e quem não fechou.

Quanto a um Jogo de Póquer de Dados (Regras Tradicionais Portuguesas) Freeware... Bom, se eu soubesse fazer isto, garanto que o software já estaria aqui disponível para download... :)

Abraço e boas jogadas.

Wednesday, June 16, 2010 10:05:00 AM  
Blogger Mário De Noronha said...

Obrigado por esta informação.
Queria jogar com os meus netos e já não me lembrava da pontuação, nem dos fullens.
Mário de Noronha

Friday, July 22, 2011 4:44:00 PM  
Blogger RPortal said...

Apenas alguns comentários:
-Nós costumamos jogar com 60/90 para as sequencias. Dobra se for de mão.
-Temos o fullen Real (3R+2A), vale a dobrar (2x15). Dobra se for de mão.
-Só marcamos no final das 3 jogadas.
Ricardo Portal

Thursday, August 04, 2011 1:23:00 AM  
Blogger Eris said...

Olá Mário, obrigado pelo comentário.
Fico feliz por conseguir esse feito (jogar com os seus netos), num mundo que parece cada vez mais "Playstation".

Abraço!

Wednesday, August 10, 2011 11:22:00 PM  
Blogger Eris said...

Olá Ricardo,
Obrigado pelo comentário.
Como julgo que já referi as pontuações não são vinculativas e podem ser adaptadas.
- Com esse valores para as sequências parece-me bastante mais plausível a possibilidade "virar" o jogo com as sequências, o que é capaz de ser uma boa ideia! :)
- Também gostei da regra do Fullen Real, quando tiver um tempo adiciono esta às variantes.
- Em relação a marcar no final das 3 jogadas, bom... as regras também não são vinculativas (pelo menos enquanto não surgir uma Real Confraria qualquer do Poquer de Dados)! :)
Abraço

Wednesday, August 10, 2011 11:28:00 PM  
Blogger Bairro do Alboi said...

Muito obrigado. Já hà uns anitos que me ía lembrando de procurar as regras meio esquecidas na net. Só aqui as reencontrei e recordei. Muita hora e muita noite se gastou com o rolar dos dados. Espectáculo!!!

João Fernandes

Sunday, August 14, 2011 6:25:00 PM  
Blogger Eris said...

João, Obrigado eu pelo comentário! :)

Thursday, August 18, 2011 11:23:00 PM  
Blogger Franjas Sociais said...

Olá!...
Andei há uns dois ou três anos a consultar a net e a procurar em casas de jogos se descobria as regras... Finalmente encontro agora algo que satisfaz!
No entanto, quanto ao que eu nunca esqueci, permito-me acrescentar que jogávamos e pontuávamos de forma algo diferente:
5 pilos: Quanto à contagem dos 5 pilos por tentativas equivaliam a 30 figuras ou, em alternativa e segundo a vontade do jogador, a 180pontos em sequências;
A dúvida que persiste é quanto à pontuação atribuída no caso de serem obtidos de mão, ou seja, numa só jogada. Nas regras que acabo de ler considera-sa que dobra. Acho pouco pois a relação de probabilidade não é equivalente ao dobro mas, pelo menos a 5 x mais! O mesmo se dirá quanto à obtenção de póquer quando é constituído por cinco figuras iguais, quaisquer que sejam.
Outra diferença está no valor atribuído ao póquer de Às ou de Rei quando constituídos por 4 Ases/Reis e um nove, ou por 4 noves e um Às/Rei que considerávamos valer 400 pontos e não apenas 200.
Aqui deixo esta pequena achega agradecendo também a vossa contribuição.

Sunday, August 21, 2011 3:02:00 PM  
Blogger Joao Sequeira said...

Boas,por curiosidade dei com este topico e adorei ja que sou viciado no bom sentido,mas jogo com regras um pouco diferentes:
-sequencia grande de mao-A R D V 10 vale 60 pontos,se sair ao fim das 3 jogadas(jogo 3 jogadas de mao ou deixando dados na mesa para construir jogo),neste caso esta sequencia vale 30 pontos
-sequencia pequena-40/20
fullen-30/15
-A R D V -5 de mao valem 40 pontos,5 a construir valem 20 pontos
-5 noves de mao valem 60 pontos em A R D V F,em sequencias valem 360 pontos,a construir valem 30 e nas sequencias 180.
A soma dos pontos é feita assim:
-por ex ases tenho 100 pontos o meu adverssario tem 80 ao fim dos 6 quadrados da tabela de apontamento preenchidos por um dos dois ou seja quando um deles fechar o jogo a ases,subtraio os dele nos meus o que da 20 x 6=120 pontos.Sigo o mesmo sistema em R D V.Em fullen e sequencias apenas se soma o total dos quadrados que estiverem preenchidos mas fazendo sempre a subtracçao(ex fecho as sequencias com 200 pontos o meu opositor tem 100,eu ganhei 100 pontos.Quando se fecha um naipe sem o outro abrir marca-se a dobrar.
Para abrir a A R D V C sao precisos 7 pontos (EX ases-2A + 3 NOVES,4 pontos dos ases + 3 pontos dos NOVES,os NOVES valem 1 pontos se juntos com A R D V) a segui marca se com 6 pontos e nos 2 ultimos apontametos marca-se apenas com 8 pontos.
Cada partida demora +/- meia hora mas é super interessante e viciante,desculpem o tempo e o espaço que usei para a explicaçao.
Cumprimentos.
Joao Sequeira

Monday, November 07, 2011 2:32:00 AM  
Blogger Isabel Sousa said...

Tenho quase 60 anos e desde os 20 e tal que me interrogo sobre a forma de jogar este póquer de dados. Ainda bem que há quem ainda se importe por reabilitar os jogos tradicionais. Agradeço muito o esforço dispendido a compilar as regras e a disponibiliza-las na net. Há muitos anos que tenho um conjunto de dados. Agora, vou divertir-me ao serão com o meu marido e muito me alegrarei se conseguir contagiar as filhas e os genros, e num futuro, os netos que venham a aparecer.
Parabéns

Wednesday, January 04, 2012 9:39:00 PM  
Blogger Eris said...

Obrigado Isabel! :)

Thursday, February 23, 2012 2:50:00 PM  
Blogger Eris said...

Obrigado pelo contributo Franjas Sociais! :)
As formas de pontuar não são vinculativas, nem sequer fiz nenhum tipo de análise matemático-probabilística do jogo. ;)
O importante é passar tempo de qualidade com amigos e família!

Thursday, February 23, 2012 2:57:00 PM  
Blogger Eris said...

Obrigado pelo contributo João Sequeira. :)
Cada vez temos mais pessoas com formas de jogar e pontuar diferentes. Isto só torna cada vez mais interessante este divertido jogo de mesa!

Thursday, February 23, 2012 3:01:00 PM  
Blogger Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória said...

Meus Amigos,
Hoje, estando a pensar de que forma interessante, distractiva, até educativa, eu poderia usar para as netas da minha companheira, eis que, entre outros jogos, fui "dar" ao poquer de dados. Eu sei que elas andam entre os 9 e os 12 anos, mas eu, que só aprendi a jogar aos 22, p'raí, achei que esta seria uma boa opção, para além das cartas e da batalha naval, que também vão ser área de investimento. Ora eu aprendi na altura em que estava na tropa, em Angola. Foram longos, divertidos e distractivos jogos, quando a guerra o permitia. Agora precisei de rever as regras, e dei com este post super-útil e muito esclarecedor. Muito obrigado. Manuel

Wednesday, August 08, 2012 7:50:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

obrigado por esta site! Eu comprei uns dados e queria jogar com as minhas filhas só que tive de desistir por não me lembrar bem das regras (depois de 20 anos...)
Eu jogava com poker e por vezes só com uma de 8 para fechar mas o importante é existirem regras para nos podermos orientar. Muito bem feito :-)

Sunday, September 02, 2012 5:30:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

obrigado por esta site! Eu comprei uns dados e queria jogar com as minhas filhas só que tive de desistir por não me lembrar bem das regras (depois de 20 anos...)
Eu jogava com poker e por vezes só com uma de 8 para fechar mas o importante é existirem regras para nos podermos orientar. Muito bem feito :-)

Sunday, September 02, 2012 5:31:00 PM  
Blogger Eris said...

Obrigado pessoal, por deixarem aqui os vossos comentários. :)

Boas jogadas!

Saturday, November 10, 2012 8:47:00 AM  
Blogger LuisLopes said...

Só mais uma achega.
Pode ser jogado a pares. 6 lançamentos de dados. Neste caso a pontuação minima para marcação
ao será:
10 para abrir (1 vez)
8 para pontuar (2 vezes)
12 para saltar (2 vezes)

Monday, April 01, 2013 4:41:00 PM  
Blogger Unknown said...

Boas
N ficou bem explícito a ultima linha jogo

Quando so falta uma linha para fim jogo

O jogo acaba n é?

E como é a pontuação ?

valem os pontos ,e se um abrir e outro não vale a dobrar?

Obrigado

Saturday, April 06, 2013 7:14:00 PM  
Blogger Unknown said...

Boas
Podia me dizer como se pontua a ultima linha?

Valem os pontos ou n? como termina assim q falta uma linha para fechar

E se pontua como é se o adversário n abrir ,marcamos o dobro como nas outras linhas


Abraço

Saturday, April 06, 2013 7:17:00 PM  
Blogger Eris said...

Obrigado Luis! Sem dúvida útil para quando é muita gente! :D

Tuesday, May 28, 2013 7:43:00 PM  
Blogger Eris said...

GAO PERCUSSION:
Não consigo explicar melhor que isto... :)
O melhor é combinar uma jogatina com alguém que já saiba.
Cumprimentos.

Tuesday, May 28, 2013 7:46:00 PM  
Blogger Ramiro said...

Boas Noites,

Antes de mais muito obrigado ao autor deste artigo.
Fartei-me de jogar poker de dados há uns bons anos, andava à procura de me relembrar das regras e deparei-me com isto :). E o mais incrível é que foi escrito em 2008 e continua em viva e saudável discussão à volta das pontuações e variantes... É óptimo revitalizar estes jogos tradicionais e poder ir passando aos nossos filhos.

(Aproveito para perguntar se alguém se lembra de jogar à patela e quais as regras. Era aquele jogo parecido com a malha mas com umas patelas avermelhadas mais finas (uma espécie de bolacha-maria de borracha) que se atiravam para uma tabela inclinada em madeira com um xadrez de pontuações. Não encontro referências em lado nenhum)

Mas voltando ao poker de dados, queria só acrescentar o seguinte, em relação aos totais de pontos, porque acho que há aqui alguma confusão:

quando um jogador fecha uma linha, contar o total desse jogador subtraindo a pontuação da linha do adversário e atribuindo zero ao adversário, dá exactamente a mesma diferença de pontos entre os dois jogadores na pontuação final que não subtrair e colocar o total de cada um no momento do fecho. A subtração é feita apenas porque simplifica as contas, porque assim só se multiplica pelo respectivo multiplicador o valor de um dos jogadores e o outro fica com zero. E só se pode usar essa simplificação quando não há mais que 2 jogadores.
Portanto, subtrair ou não, não é uma variante do jogo mas sim uma questão de simplificação matemática.

Em relação às sequências e aos fullens, na minha versão, pontuava da seguinte forma:

SEQUÊNCIAS
mínima / mínima de mão = 4 / 8
máxima / máxima de mão = 6 / 12
(multiplicando no final por 10)

FULLEN
construído / de mão = 1 / 3

FULLEN REAL (3Reis + 2Ases)
construído / de mão = 2 / 4
(multiplicando no final por 15)

Uma outra variante que usava, que não sei se já foi referida:

Se estou a jogar por exemplo para Damas, e no segundo lançamento tenho D,D,9,9,9 (que seriam 7 pontos em Damas ou um fullen) posso escolher marcar os 7 pontos ou lançar todos os dados de novo e acumular. Ou seja, se na terceira jogada saísse, por exemplo D,9,R,R,10, somava aos 7 pontos anteriores mais 3 e marcava 10 pontos em Damas. Mas se não saísse nem uma Dama nem um nove neste 3º lançamento, não marcaria nada em Damas.

Uma outra coisa que acho que não vi por aqui escrito:
No quadro de pontuações, excepto na linha dos pokers, vai-se marcando em cada quadrado a pontuação acumulada com a anterior, para os jogadores irem tendo uma ideia mais directa da diferença de pontos que os vai separando.

E por mera tradição, dou mais uma dica que me lembrei agora: quando se joga com linha de poker, os pokers são marcados em números romanos e não gregos.

Cumprimentos,

Nuno

Wednesday, August 07, 2013 1:15:00 AM  
Blogger mickey said...

boas.

muito bom este post!!!

confesso que não tive pachorra para ler todos os comentários mas deixo na mesma aqui a minha contribuição.
1) quanto à pontuação:
é impressão minha ou ninguém colocou a hipótese de haver mais do que dois jogadores? pois bem, eu faço a diferença entre cada um dos jogadores e o jogador que fechou com menos pontos. este marca "zero" e os outros marcam a respectiva diferença multiplicada pelo valor da figura em causa. claro, que feitas as contas, vai resultar precisamente no mesmo do que simplesmente multiplicar os pontos pelo valor da figura em todos os jogadores! se eu obtiver 50 pontos e outro jogador obtiver "zero" é precisamente o mesmo do que eu obter 100 e o adversário 50! eheheheh o método que eu uso é mesmo só para "deixar mal" o jogador que fizer menos pontos ("epá! tu tens zero!") lolll

2) eu não chamo "pilo" aos noves. chamo "piço"... ou "pisso"... sei lá... não faço a mínima ideia como se escreve :-p

3) quanto ao "virar" o jogo, há também um pormenor na possibilidade de continuar a pontuar na mesma figura. vamos a um exemplo: no 1º lançamento obtenho AA999. se optar por pontuar em ases (7 ases)em vez de fullen de mão, pego nos 5 dados e faço o 2º lançamento. se obtiver, por exemplo RRR9V, posso marcar 7 reis e pegar novamente nos 5 dados para continuar a jogar para os ases que virei no 1º lançamento. continuando o exemplo, se, no 3º lançamento obtivesse AA9DV, podia marcar 12 ases (7 do 1º lançamento mais 5 do 3º)

4) na mesma jogada (3 lançamentos), não é permitido marcar duas vezes na mesma figura. pegando no exemplo do ponto anterior, como optei por marcar os pontos dos reis no 2º lançamento, nunca poderia voltar a marcar reis no 3º lançamento

acho que é tudo.
grande abraço, eris
continua que "tu estás lá"!

Wednesday, October 30, 2013 12:32:00 PM  
Blogger Jacinta said...

És um fixe paá!

Friday, November 29, 2013 9:20:00 PM  
Blogger justiceiro said...

3 ases e dois pilos dão 8 ases e um fullen;pode virar e continuar a somar.
CADA VINTADA MARCAVA TABÉM 2 FULLENS.

Saturday, December 28, 2013 1:45:00 AM  
Blogger Eris said...

Obrigado Nuno pelo excelente contributo, principalmente a técnica da subtracção ehehe confesso que nunca me tinha passado pela cabeça...! :)
Abraço

Thursday, June 12, 2014 2:31:00 PM  
Blogger Eris said...

Mickey, 'tão publicadas as dicas! :)
Obrigado!

Thursday, June 12, 2014 2:33:00 PM  
Blogger Eris said...

Jacinta especial para ti, mais uma dica fixe:

'Tá aí mais um Verão!
E as Festas dos Santos Populares
Permite-me mais uma sugestão
E esta dica para jogares
:

Para jogar na praia usem como mesa de jogo para colocar na areia de forma estável, um "frisbee" virado ao contrário.
;)

Thursday, June 12, 2014 2:39:00 PM  
Blogger caal said...

Pontuação das sequências
Pequena de mão 42
Pequena 21
Grande de mão 62
Grande 31
Jogamos assim desde os anos 80. Não sei porque carga de água.

Saturday, August 02, 2014 9:51:00 PM  
Blogger Conteúdos digitais de A a Z said...

Adorei as dicas e comentários (li quase todos).
Costumo jogar uma variante interessante, para tornar o jogo mais rápido quando são só duas pessoas: fazemos 6 jogadas, como se fosse a pares. O jogo fica mais rápido a pontuar e mais interessante. Quanto às marcações, também acumulo em cada jogada e depois é só subtrair e quem tiver mais multiplica pelo valor. Uso os valores indicados para as figuras e para os fullen marco o número e multiplico por 15. As sequências marco 2 para mínima (4 se for de mão) e a máxima vale 3 (6, de mão). No fim das contas, multiplico por 10. Marco os 5 'piços' (eu escrevo assim) como 30 para figuras (também vale dois fullen) ou 18 para sequências (depois multiplico por 10). Também uso o dobro para poker real (1A/4R) ou fullen real (3A/2R) e também dobra a pontuação quando um jogador não marca pontos numa linha. De resto, é só encontrar quem goste e já estou de dados na mão. Ainda bem que tenho uns antigos... proibir?????? Rídiculo!!!

Friday, September 12, 2014 10:18:00 PM  
Blogger Eris said...



Amigas e amigos do Poquér de Dados,

Na impossibilidade de responder a todos os comentários que de antemão agradeço, vou passar à sua publicação directa com uma "moderação" mínima.

Obrigado!
let them roll! ;)

Thursday, November 13, 2014 4:27:00 PM  
Blogger Fernando Fausto Margalho Barroso said...

Obrigado, Obrigado, Obrigado.
Horas e horas de diversão e Amigos.
Grande Abraço.

Monday, January 26, 2015 8:21:00 AM  
Blogger Armando said...

Caríssimos: Nunca deixei de jogar "barreirinha" ao longo dos últimos quase quarenta anos... É, sou um bocadito cota... Mas esta noite saiu-me algo inédito: 5 ases de mão!!! Tão inédito que nem soube como pontuar. Para mim, um poker de ases sempre valeu 200 e um poker real, 400. Alguém previu a possibilidade dos 5 ases? Boas jogatanas.

Wednesday, June 10, 2015 1:44:00 AM  
Blogger Unknown said...

Muito Bom dia a todos,

Foi com grande alegria que encontrei tanta informação para recordar a memória sobre as regras deste jogo da minha adolescência, tenho 43,...

na altura tínhamos umas folha A4 que imprimíamos para poder apontar, alguém tem um exemplar em ficheiro que possa partilhar !!!?

Estou muito Grato por esta partilha pois tenho 3 filhos, 16/13/10 e quero ensinar-lhes para os distanciar dos computadores/tv´s e telemóveis...

Abraços e grato a todos pelas partilhas.

JC

Tuesday, December 27, 2016 8:38:00 PM  
Blogger Ricardo said...

Eu costumo para 5 ases pontuar 240 (20 por cinco iguais, dobro por ser de mão = 40 ases *6 = 240

Thursday, November 16, 2017 6:32:00 PM  
Blogger SP said...

OLá Boa tarde!

Fiquei muito contente em encontrar este Blog! joguei muito e ainda jogo o poker de dados, desde garota, quando o meu pai me ensinou. Fui partilhando o conhecimento entre amigos e desde então fazemos as nossas jogatas!

Quero acrescentar que nas "minhas regras" pode fazer-se 360 pontos com o POKER de mão, ou seja, todos os dados do mesmo naipe, numa só jogada: 5 ases, 5 reis, 5 damas, etc...

Fazemos 180 pontos, com 5 dados "nove" iguais, construídos em 3 jogadas. Os quais poderão ser atribuídos a qualquer naipe, ainda aberto. (sobretudo quando estamos a fechar e queremos vantagem)

Fazemos 360 pontos, com 5 dados "nove" iguais, numa só jogada. Atribui-se onde se quer.

Tenho uma folha em excel que diz POKER :)

Com gosto partilho a quem queira.

Boas jogadas!

Sónia Pires
spspires@gmail.com

Wednesday, April 04, 2018 3:44:00 PM  
Blogger Unknown said...

Boas jogadas

Wednesday, August 22, 2018 12:05:00 PM  
Blogger Unknown said...

Boa noite. Agradeço toda a informação. Relativamente aos pilos. A minha forma de jogar é se sair 5 pilos são 180 pontos. Que podem ser colocados nas sequências ou fulen. Ou os 180 pontos serem distribuídos pelas imagens ou dezesseis. Ases 30, Reis 36, Damas 45, Valetes 60, Dezes 90.
Fica a dica. 😉

Tuesday, September 18, 2018 11:23:00 PM  
Blogger ALEX said...

Boa tarde Pessoal

è um excelente jogo ate na praia.
Alguem sabe onde se pode jogar online?

Obrigada

Tuesday, May 28, 2019 3:34:00 PM  
Blogger cmestre said...

Joguei imenso em família, mas de forma mais dinâmica : cada jogador registava as suas jogadas aleatoriamente consoante os dados que lhe saiam, até completar a tabela. O primeiro a completa-la fechava o jogo, e ganhava quem obtivesse maior valor totalizado.

Tuesday, August 06, 2019 10:17:00 PM  
Blogger Azulejariadeportugal said...

Olá
Fico muito contente por terem partilhado estas regras que há muito procuro. Aqui por casa fomos muito felizes com este jogo mas acabámos por esquecer as regras. Engraçado aos pilos chamava-mos pissos.
Bem haja pela partilha.
Elis.

Sunday, December 22, 2019 3:34:00 PM  
Blogger dice.girl said...

Obrigada pela partilha. Desde o meu tempo de escola (35 anos) que tenho os dados em casa à espera que alguém me recordasse a pontuação para poder voltar a jogar.
Este fim de semana vai haver noitada!!!

Friday, January 17, 2020 11:16:00 AM  
Blogger dice.girl said...

Desde que saí da escola (há 35 anos) que tenho os meus velhos dados em casa à espera que alguém me lembrasse as pontuações.
Este fim de semana vou dar início ao reviver do velho vício.
Obrigada pela partilha.

Friday, January 17, 2020 11:19:00 AM  
Blogger Kbharwany said...

Excelente explicação! Muito obrigada!!!

Thursday, April 09, 2020 2:52:00 PM  
Blogger Unknown said...

Boas!
Obrigada pelas regras, joguei uma ou duas vezes há bastante tempo e já não me lembrava delas. Tenho só uma questão: tenho um set de dados, mas uma das faces tem 8 bolinhas e outra tem 7. Qual corresponde ao 10 e ao 9 (pilo)? (Que eu já não me lembro.)
Obrigada!
Mariana

Monday, September 28, 2020 3:01:00 PM  

Post a Comment

<< Home